Conheça mais sobre o empreendedorismo caiçara, por meio da história de Carlos Tillvitz, fundador do Grupo JCR

Carlos é caiçara, nascido em Caraguatatuba no dia 28 de dezembro de 1978, filho de Ari Tillvitz e Neuci, tem quatro irmãos, sendo ele o caçula. O sobrenome Tillvitz é alemão. Seus pais vieram do Sul do país, fazer a vida no litoral de São Paulo. Primeiramente moraram no bairro Porto Novo, e depois construíram a vida no Tinga.

Estudou na Escola Estadual Dr. Eduardo Correia da Costa, no Tinga, onde concluiu o ensino médio. Começou a trabalhar cedo, com 12 anos ajudava no mercadinho do irmão, no mesmo bairro, fazendo entregas e reposição de mercadoria. Aos 15 anos teve o primeiro emprego registrado em carteira de trabalho, como office boy, em uma contabilidade. Aos 17 foi repositor no Semar e depois no supermercado Garça. Visando se qualificar, fez curso de vigilante e passou a atuar nesta função no banco Santander, na antiga Nossa Caixa Nosso Banco, e também no Colégio Tableau.

Em 1995, começou a namorar a Renata, caiçara nascida e criada no bairro Caputera. No dia 25 de junho de 1997, aos 18 anos, ser tornou pai da Jessica Martins Tillvitz que hoje está concluindo a faculdade de Administração, no Centro Universitário Módulo, e trabalha com os pais na Açaí Mix JCR, criada em 2006. A sigla JCR, remete as iniciais do nome de Jessica Carlos Renata, sendo uma empresa familiar.

A empresa surgiu de uma oportunidade, no período que Carlos trabalhou no Tableau. “Em uma conversa com o vendedor da cantina do colégio, ele disse que estava com problema de fornecedor de sucos de polpa e me perguntou: Por que você não começa a vender suco de manga?”. Meu pai sempre foi vendedor, então aprendi com ele. Entrei em contato com a Ricaeli e pegamos a representação de polpas de frutas e vendíamos em mercadinhos, mercearias, padarias, bares, etc. E começaram a perguntar se tínhamos açaí. Eu disse que daríamos um jeito. E assim começamos a revender açaí, só que vinha a fruta congelada in natura. Percebemos que fabricar açaí, misturando o xarope de guaraná seria mais fácil. Assim ficamos dois primeiros anos produzindo o açaí em casa, em freezers. Até que em 2008 compramos uma casa para se tornar a distribuidora, onde estamos até hoje”, confirma o empreendedor Carlos Tillvitz.

No dia 18 de agosto de 2006, a empresa Açaí Mix JCR foi fundada formalmente, e os primeiros clientes “grandes” da cidade foram e continuam sendo o Supermercado Silva Indaiá, a rede de Supermercados Semar que hoje tem 14 lojas, Laticínios Litoral Norte, entre outros. Em 2010, fomos a feiras em São Paulo, e lá vimos que poderíamos comprar maquinários com subsidio do governo. E assim adquirimos uma câmara fria e uma embaladeira, passando da produção manual para a fabril. A loja JCR, na Av. Prudente de Morais, 48, Poiares, surgiu em 2015 pela demanda de pessoas que batiam na porta de empresa querendo o açaí pronto e em menores quantidades.

Em 2019, o Grupo JCR conta com 20 funcionários, que trabalham na distribuidora, na loja própria Açaí Mix JCR e na Docas Açaí, no Perequê, que é a nova franquia do grupo.

Carlos fez vários cursos do SEBRAE como Empretec e outros. Investiram para que a única filha Jéssica estudasse e administrasse as conquistas da família. O projeto da franquia Docas surgiu recentemente, devido a sazonalidade do Litoral Norte que tem sua economia fortalecida no verão. Era preciso criar um negócio que girasse o ano todo, e assim em fevereiro de 2019, a primeira loja Docas Açaí foi aberta. A meta é até dezembro de 2020 abrir mais 12 lojas da franquia no estado de São Paulo.

Além de trabalhar muito, Carlos, Renata, e a filha Jéssica, adoram fazer churrasco, como bons descendentes de gaúcho, e encher a casa de amigos. Também participaram ativamente da paróquia São João Batista, tendo como mentor espiritual o padre Marcos. Colocavam a mão na massa e ajudavam nas festas da paróquia e com patrocínios, inclusive de atletas locais de taekwondo, jiu-jitsu e hapkido.

A família JCR desta forma continua contribuindo com o crescimento de Caraguatatuba, seja gerando empregos, patrocinando atletas, tendo parceria com a prefeitura em corridas de rua e outros eventos, e sendo referência como pessoa e empresário que conquistou tudo com muita luta e dignidade. Também integram a Associação Comercial e Empresarial da cidade.
Carlos recebeu do Poder Legislativo de Caraguatatuba, em  24 de abril de 2019, o título de Gratidão Caiçara ao caraguatatubense, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Scroll to Top