Açaí é uma fruta tipicamente brasileira

Tipicamente brasileiro, o açaí é rico em fibras, proteínas, lipídios, vitaminas C, E, B1 e B2, além do carboidrato que é uma fonte de energia.

O Açaí (Euterpe oleracea) é uma fruta nativa da floresta amazônica, sendo produzida em áreas nativas, manejadas ou cultivadas. O produto pode ser processado e apresentado de diversas formas, açaí polpa, açaí clarificado e açaí desidratado, que são obtidos, inicialmente, através da extração com água da parte comestível do fruto maduro.

O processo de classificação e denominação do ingrediente, ocorre a partir da quantidade de água empregada no processo de extração da polpa do fruto, também possuindo interferência de processos subsequentes, criando assim as seguintes categorias.

Polpa de açaí: é a polpa extraída do açaí, sem adição de água, por meios mecânicos e sem filtração, podendo ser submetido a processo físico de conservação.

Açaí grosso ou especial: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 14% de Sólidos totais e uma aparência muito densa.

Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa.

Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).

A qualificação dos produtos está relacionada a qualidade da matéria-prima, condições de transporte, qualidade da água, processamento e tipo de embalagem, por isso o grupo JCR  preza por todos esses cuidados durante a fabricação de seus produtos, desde a colheita até a entrega ao cliente final.

Scroll to Top